Objectivo do Blog

Este blog pertence a uma estudante de psicologia e pretende ser um local onde são colocados textos das diversas áreas temáticas do mundo da psicologia. O seu conteúdo é uma análise pessoal dos diversos temas junto com pesquisas em livros, internet e material académico.



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Visão optimista



Psicologia positiva
O optimismo é uma expectativa positiva em relação ao futuro e a orientação das acções nesse sentido. Em psicologia, a psicologia positiva é uma área recente que se propõe a avaliar os aspectos positivos, adoptando abordagens baseadas na saúde, emoções positivas, traços de carácter favoráveis e relacionamentos satisfatórios. Sheldon (2001) refere ser "uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas".
Esta área apesar de recentemente divulgada, já à muito que havia sido pensada ainda que sem evidências empíricas por psicólogos humanistas como Abraham Maslow, Carl Rogers, Erich Fromm e Carl Jung. Actualmente, encontram-se evidências empíricas claras e que envolvem nomes como o de Albert Bandura, Mihaly Csikszentmihalyi, Barbara Fredrickson, entre outros.

Investigação
  • Csikszentmihalyi, defende a teoria de fluxo que considera que as pessoas são felizes quando estão num estado de concentração tal que se conseguem envolver plenamente numa determinada tarefa. Referindo que para isso deve existir um equilibrio entre a habilidade e o desafio proposto.
  • Barbara Fredrickson, professora da University of North Carolina desenvolve estudos relacionados com emoções positivas. Ela refere que deverá existir cerca de 25% de emoções negativas (p.e. medo, raiva, desgosto) e 75% de emoções positivas. Segundo esta psicóloga, as emoções positivas são uma expressão de saúde e sanidade permitindo um florescimento ou expansão cognitiva e comportamental (broaden) e promovem a construção de recursos psicológicos e emocionais (build).           
  •  Na cultura Japonesa todos os indíviduos têm uma ikigai escondida que reflecte o sentido da vida e possibilita a satisfação individual. Thoshimasa, investigador japonês, desenvolveu um estudo que correlaciona este sentido de vida com a longevidade, tendo percebido que quem tinha um maior sentido de vida tinha uma menor probabilidade de morrer. Viktor Frankl publicou um estudo sobre prisioneiros em campos de concentração verificando que eram aqueles que tinham um sentido de vida que mais sobreviviam.

Aplicações
Hoje em dia, muitos são os aspectos em que a psicologia positiva intervém e é bem sucedida:
  1. Saúde física e mental (p.e. ansiedade, stress, procura do sentido da vida em doentes que se encontram em cuidados paliativos). "As pesquisas na área da psicoimunologia têm vindo a mostrar que as emoções negativas como a ansiedade reflectem um decréscimo na eficácia no sistema imunitário, (.) o que aumenta a predisposição para o desenvolvimento de doenças oncológicas, cardiovasculares, e outras." Kiecolt-Glaser, J.K., 1999
  2. Sucesso na escola e trabalho
  3. Relacionamentos sociais
  4. Prolongamento da vida
Promover optimismo
  • Estabelecer limites claros acerca do que se quer alcançar na vida
  • Estabelecer relacionamentos sociais construtivos e saudáveis
  • Técnicas de relaxamento que promovam bem-estar pleno
  • Terapia do riso
O poder das palavras

Sem comentários:

Enviar um comentário