Objectivo do Blog

Este blog pertence a uma estudante de psicologia e pretende ser um local onde são colocados textos das diversas áreas temáticas do mundo da psicologia. O seu conteúdo é uma análise pessoal dos diversos temas junto com pesquisas em livros, internet e material académico.



Pensamentos avulso

Devido a várias circunstâncias da vida, ao longo do dia-a-dia surgem vários pensamentos isolados que nos fazem divagar acerca de temáticas que apesar de superficiais podem ser importantes para o nosso crescimento pessoal. Aqui vou expor alguns dos meus pensamentos avulso.




Selectividade nas pessoas que escolhemos ter a nosso lado: 

Haverá sempre pessoas no mundo que gostam de nós e outras que não nos admiram precisamente pelos mesmos motivos. Partindo dessa ideia considero que as primeiras devemos preservar e as segundas devemos estar atentas para compreendermos o motivo do desdém. Deste modo mais vale sermos inteiros e autênticos.

Da mesma forma, temos pessoas que sentimos maior afinidade mesmo sem saber porquê e outras que passam despercebidas ou com as quais não simpatizamos. Os motivos desta escolha selectiva são vários mas acima de tudo devemos compreende-los e tentar conhecermo-nos melhor a partir da percepção de quem preferimos ter a nosso lado e aqueles que de algum modo selectivamente damos menos importância.

Porque é que isso acontece? Terá essa outra pessoa algo que nos intimide? Será essa pessoa algo que gostaríamos de ser mas que não somos? Será que não sabemos lidar com essa pessoa porque receamos vir a ser semelhantes a ela em algo que desaprovamos? Quais os motivos?

Outras vezes, parece estar relacionado com as nossas próprias fragilidades pelo que ao compreendemos que aquela pessoa em questão as põe em causa, para evitarmos confrontar-nos com a situação, tentamos evitá-la. 

Por outro lado, porque simpatizamos mais com determinadas pessoas? Serão essas pessoas em termos pessoais mais semelhantes a nós? Creio que poderá ser esse um dos motivos mas por outro lado vulgarmente atribuímos juízos de valor em relação aos outros e formamos opinião favorável ou desfavorável tão rapidamente que nem avaliamos cognitivamente e conscientemente os aspectos de personalidade da pessoa em questão. Afinal, o que determina então essas afinidades? Como é que em relação a umas pessoas damos o benefício da dúvida e aproximarmo-nos e em relação a outras rapidamente sentimos uma aversão e muitas vezes temos dificuldade em dar-lhes oportunidade?

Por tudo isto, penso que ao explorarmos esses aspectos vamos estar a enriquecer-nos pois é normal termos aversão a determinadas coisas ou pessoas mas no geral há sempre um motivo subjacente que pode ser a chave para mais uns passos na sabedoria e conhecimento daquilo que somos. E, com isso, um maior domínio sobre as nossas características de personalidade no sentido de melhorar o nosso bem-estar.

Sem comentários:

Enviar um comentário