Objectivo do Blog

Este blog pertence a uma estudante de psicologia e pretende ser um local onde são colocados textos das diversas áreas temáticas do mundo da psicologia. O seu conteúdo é uma análise pessoal dos diversos temas junto com pesquisas em livros, internet e material académico.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dor e sofrimento em patologias mentais

Neurose, Psicose, Estados limite

As patologias mentais podem ser divididas em dois grandes grupos: neurose e psicose. De uma forma geral e simplificada aquilo que distingue a neurose da psicose é o princípio da realidade. Enquanto o neurótico consegue tê-lo presente, o psicótico perde a noção dela e cria uma realidade paralela. Os estados limite, tal como o nome indica, são estados limite entre a neurose e a psicose e o indivíduo apresenta algumas características da neurose e outras da psicose. De forma a ilustrar, construi a seguinte tabela:


Dor e sofrimento associado às patologias
As patologias mentais são geradoras de sofrimento quer para o sujeito, quer para a sua família e meio envolvente. O filme que irei colocar acerca desta temática está associado à patologia boderline ou estados limite. Esta pequena apresentação deve ser vista com base nesse mesmo sentimento de sofrimento e é uma pequena amostra de toda a angústia e vazio que estes sujeitos têm.

         What a boderline personalitydisorder feels like
          http://www.youtube.com/embed/Qt9SOvILMI8



Ao vê-lo faz-me lembrar da enorme responsabilidade que a profissão de psicólogo possui e do peso que uma palavra ou olhar nosso pode ter na vida destes sujeitos que têm a iniciativa de nos procurar. Acredito ser uma profissão magnífica mas também exigente, trabalhosa e de constante crescimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário